Você sabe o que é desenvolvimento híbrido?

Hoje o desenvolvimento mobile segue basicamente 2 caminhos para construir um APP: Nativo ou Híbrido. Qual a diferença entre eles e qual o melhor cenário para uso de cada um ?

 
Desenvolvimento Nativo é quando o usamos o código puro e específico da plataforma que pretendemos entregar nosso app, por exemplo, Android ou IOS. No caso do Android usamos Java e para IOS as linguagens podem ser Objective-C ou ou Swift (a mais recente).

 
Desenvolvimento híbrido é a mistura de tecnologias Web, como HTML5, Javascript e CSS,em conjunto com algum framework que tenha acesso às funções nativas do aparelho, como sensores, acelerômetro e câmera, por exemplo. Esta modalidade tem ganhado muito espaço pois desenvolvedores web podem facilmente migrar para o desenvolvimento de apps híbridos, visto que a curva de aprendizado é bem menor do que aprender Java e a API do Android, por exemplo.

 

 

Apps Nativos
App Nativo é recomendado para casos específicos, onde a performance é imprescindível, principalmente em apps que vão usar muitos gráficos, como jogos. Performance ainda é o calcanhar de Aquiles dos apps híbridos, embora os frameworks tenham evoluído muito nessa questão de uns tempos para cá. Desenvolver um App nativo custa mais caro, pois demanda mais tempo e precisa de um programador específico naquela plataforma.

 

 

Apps Híbridos
Já o desenvolvimento híbrido é recomendado para não demandem performance robusta e funções avançadas. A maior vantagem, além do custo, é a portabilidade do código, ou seja, com pequenos ajustes o mesmo aplicativo pode ser lançado paras as diversas plataformas, como Android, IOS, Firefox OS, etc.

 

 

Os frameworks para desenvolvimento híbrido mais conhecidos atualmente são Phonegap (Apache Cordova), Sencha UI, Jquery Mobile, Titanium e Ionic. Todos embutem seus prós e contras, e merecem um artigo a parte.

 

twitter_mobile_iphone1[1]

Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkdin
Contact us
Hide Buttons