5 dicas para ajudar sua empresa a enfrentar esta crise

O célebre presidente americano John F. Kennedy disse uma vez:

 

“Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade”.

 

Basicamente você tem duas escolhas: Ser proativo e sair mais forte do que estava antes da crise ou jogar a culpa no governo e concorrência agressiva, o que não adianta nada e pode deixar serias sequelas para sua empresa. A escolha é sua, sempre!!!

 

1. Analise o mercado: Acompanhar a concorrência, o que estão fazendo de melhor e pior, o que está faltando no mercado que você atua e saber onde você pode melhorar ou dar mais “ênfase” e foco é fundamental. É básico até, mas muitas empresas quando estão em uma zona de conforto acabam esquecendo ou relaxando nesse ponto. Analisar a concorrência, para sempre manter-se a frente é um fator forte de sobrevivência tanto na crise atual quanto nas próximas que virão.Informação é poder.

 

2. Invista em Marketing: É no período de crise e baixos resultados que você deve investir ainda mais. Não vá na direção da manada e corte investimentos em publicidade e marketing digital. Marketing não é custo, é investimento. O Marketing Digital por exemplo permite resultados rápidos mesmo com investimentos mais enxutos.

 

3. Reduza custos: Vamos sobreviver sem esse item? Realmente precisamos disso para tocar nosso negócio? Seja sincero consigo mesmo, seja realista, e corte na carne se for preciso. A pergunta para se cortar custos é simples e direta.

 

4. Renegocie dívidas: Para não impactar o seu fluxo de caixa nesse período turbulento, é imperativo que você sente com os credores e renegocie as dívidas, diminuindo ou estendendo as parcelas. Flexibilidade é a palavra-chave.

 

5. Gestão contábil: Como corrigir algo sem a informação adequada e precisa dos resultados ? Contabilidade é sua bússola e aliada neste sentido, este é o momento de exigir o máximo do seu contador.

 

Em síntese, 2016 e possivelmente 2017 não serão anos fáceis. Impeachment, indicadores em queda, inflação e dólar em alta, a crise é um fato e não um exagero da mídia. Todos estão sentindo o impacto disso, principalmente as microempresas, que embora tenham uma tributação “mais leve”também são mais sensíveis a oscilações do mercado.

 

Curta nossa página no facebook para acompanhar mais insights de empreendedorismo e tecnologia.

crisis-management[1]

Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkdin
Contact us
Hide Buttons