Desenvolvimento Híbrido vs Desenvolvimento Nativo
Os aplicativos podem ser desenvolvidos de forma nativa, ou seja utilizando as linguagens de programação da própria plataforma, swift no caso do IOS e Java para Android ou de forma nativa, que é o desenvolvimento basicamente em javascript que é posteriormente compilado em cada uma das linguagens nativas.
Na prática pela maior rapidez no desenvolvimento e nos custos muito mais enxutos a grande maioria dos aplicativos que estão sendo desenvolvidos atualmente são híbridos.
Quanto custa um aplicativo?
Dentre outros fatores, o valor da criação de aplicativos pode variar muito em função dos requisitos (o que vai ter neste aplicativo), das plataformas atendidas (IOS e Android), da forma de desenvolvimento, se nativa ou híbrida, e assim por diante.
Objetivos do desenvolvimento de Apps
Algumas marcas desenvolvem aplicativos com a finalidade de faturar com o seu uso, vendendo licenças produtos ou até mesmo vantagens dentro do aplicativo, outras facilitam a vida do usuário para que este utilize seu aplicativo, aumentando o mindshare da marca.
Ecossistema do aplicativo mobile
Para que os aplicativos funcionem todo um ecossistema precisa ser desenvolvido para dar suporte ao aplicativo do usuário, lá na ponta final. Ao acessar alguma informação o aplicativo faz uma requisição, via API, a um servidor web, que consulta seu banco de dados e retorna a requisição. Mesmo neste exemplo simples, temos a atuação de um servidor web e uma API ativa.
Aplicativos Time Wasters vs Time Savers
Alguns aplicativos facilitam a vida do usuário otimizando seu tempo (time saver), normalmente são aplicações de produtividade que dão ao usuário vantagens no seu dia a dia, como a facilitação de alguma atividade. Já os aplicativos time wasters ou gastadores de tempo são aqueles em que o usuário se prende nos momentos de micro tédio, para gastar o tempo mesmo, normalmente são jogos com outros usuários ou puzzles.