Equilibrando custos e qualidade de código

Qualidade de software é uma área específica da Engenharia de Software, que estabelece normas de desenvolvimento, visando o entregar o produto final de acordo com as expectativas do cliente. Dentro deste conceito é importante planejar o impacto das medidas nos custos do desenvolvimento, seja no investimento de ações que evitem erros e bugs, e também em ações corretivas.

 

Vamos falar de 5 princípios básicos da gestão de qualidade de código:

1 – Foco no Cliente: Esse é o coração de todo projeto que se preze. É o objetivo principal da qualidade, entregar exatamente o que foi acordado, sem mais nem menos.

 

2 –Liderança: Conduzir e sincronizar toda a equipe, do seu lado e do lado do cliente, com o objetivo principal do projeto. Sem essa sincronia, o projeto tem tudo para não ir bem na qualidade e nos prazos.

 

3 – Equipe engajada: Membros da equipe sem receio de comunicar o que desejam e gestores abertos. Existem diversas ferramentas e metodologias adicionais de agilidade e qualidade que podem ajudar nesse ponto. Em um artigo recém-publicado aqui no blog, discorremos sobre uma metodologia ágil, bem conhecida, chamada SCRUM.

 

4 – Cultura de prevenção: Corrigir sai mais caro do que Prevenir, sempre faça inspeções. As vezes aquele orçamento muito barato com aquele prazo fantástico necessita um pouco de “desconfiômetro” da agência ou empresa contratante. Se quer qualidade, tem que investir em equipe especializada e experiente, e horas adicionais de trabalho para executar os testes de qualidade de software.

 

5 – Antever riscos no planejamento: É nessa hora que você pode reduzir muito o custo e aumentar qualidade final do projeto. É clichê, mas ainda assim, não podemos deixar falar da importância de mirar e focar no que é melhor, mas se preparar para o pior, para os obstáculos que irão surgir no decorrer do projeto.

 

 

Custos da Qualidade
Todo investimento que visa atingir a qualidade do software em sua fase de projeto, é considerado um “custo de qualidade”. Podemos dividi-lo em 2 tipos: Custo de conformidade e não–conformidade.
Custos da conformidade são feitos com intuito de sustentar uma infraestrutura de ferramentas, processos e pessoas capazes de garantir o processo de qualidade. Já não-conformidade é o investimento feito para reparar as falhas, ainda no processo de criação do produto. O primeiro é para evitar e manter o projeto no curso correto, o outro é para corrigir as falhas, custo de prevenção e custo de correção.

 

É sempre melhor investir durante o processo de desenvolvimento, do que entregar um produto final ruim que dê prejuízo para o seu cliente e estrague a reputação de sua agência.
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Trust-Me-Im-an-Engineer-19[1]

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